ATIVIDADE 4- Multiliteracias e identidade
- GRUPO 1
- 12 de mai. de 2015
- 7 min de leitura
Sónia Silva
Vídeo Identitário
Guião



Argumento/Reflexão Crítica
Este vídeo identitário foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Tecnologia e Comunicação Educacional II e insere-se nas atividades propostas. Tal como o nome indica, é um vídeo identitário, de apenas 1 minuto, onde damos a conhecer um pouco de nós mesmos e da nossa vida.
O meu vídeo intitula-se “Um Minuto de Mim” e retrata um pouco aquilo que sou e que amo!
Quanto aos aspetos positivos e negativos, nos positivos saliento trabalhar com o programa Windows Movie Maker 2.6, pois é uma forma de nos enriquecer mais o conhecimento sobre este tipo de ferramentas e o facto de estarmos a expor a nossa vida pessoal e um bocadinho da nossa personalidade e maneira de ser. Isso é positivo, a meu ver, porque nos damos a conhecer e porque deixamos para trás certos medos.
Nos aspetos negativos, para mim foi a dificuldade em escolher o que havia de pôr no vídeo e o limite de tempo existente, porque num minuto não dá para conseguir colocar tudo aquilo que queremos nem se consegue dizer tudo de nós. No entanto, considero que esta atividade foi muito enriquecedora e ao mesmo tempo engraçada de se realizar!
Ana Daniela Ferreira
Vídeo Identitário
Guião





Argumento
No âmbito da Unidade Curricular Tecnologia e Comunicação Educacional II, foi proposto pela docente Lia Raquel Oliveira, a realização de um vídeo identitário, que retratasse um pouco de nós em apenas um minuto.
Assim, este vídeo com o título “Eu sou a Daniela…”, representa um pouco de mim desde a infância até agora, em 1 minuto e 12 segundos. O vídeo começa com o meu nome, e contém uma breve apresentação da minha vida, mostrando algumas imagens da minha infância, seguidas de imagens da minha família, que representam aquilo que é mais importante na minha vida, imagens que identificam um pouco daquilo que eu gosto. E, como não podia faltar, mostra também a importância que a amizade tem na minha vida, com algumas imagens que simbolizam alguns momentos vividos com os amigos.
Reflexão Crítica
A experiência da realização deste vídeo foi muito enriquecedora para mim, uma vez que me possibilitou aprofundar um pouco mais o manuseamento do programa em que foi realizado este vídeo, o Movie Maker.
Os aspetos positivos que destaco da realização deste trabalho foram:
- A oportunidade de autoaprendizagem e de desenvolver a nossa criatividade, porque falar de nós em pouco tempo é um desafio, e faz-nos pensar no que será mais importante referir.
- O desenvolvimento deste trabalho através de um programa que eu já conhecia e já tinha trabalhado antes.
Relativamente aos aspetos negativos:
- Dificuldades em escolher aquilo que iria colocar no vídeo, devido à curta duração deste, mas também tendo em conta que seria um vídeo que iria estar na internet ao alcance de qualquer pessoa.
- E ainda senti algumas dificuldades, inicialmente, relativamente à realização do guião do vídeo, pois nunca tinha feito um guião.
Contudo, gostei bastante desta atividade e achei-a muito interessante e importante para desenvolver-mos a técnica de manuseamento destes programas, que nos poderá ajudar para trabalhos futuros.
Ana Catarina Araújo
Vídeo Identitário
Guião





Argumento
No âmbito da Unidade Curricular Tecnologia e Comunicação Educacional II, foi-nos proposto pela docente Lia Raquel Oliveira, que realizássemos um vídeo identitário, onde, e tal como o nome indica, nos apresentássemos em apenas um minuto.
Assim sendo, optei por começar com o meu nome bem como a minha data de nascimento seguindo-se pela apresentação de fotografias da minha infância. Em seguida, decidi escrever: “uma menina…” uma vez que é isso que ainda me considero ser pois ainda tenho muito a aprender e que, com certeza, me irá ajudar a transitar de uma menina para uma mulher. Ao longo do vídeo, pode-se ainda verificar que são apresentadas várias fotografias de coisas que me identificam bastante como por exemplo a fotografia e o amor pelos animais bem como os amigos que fiz ao longo da minha pequena vida.
Para finalizar o vídeo, decidi apresentar a expressão “os olhos das pessoas dizem mais do que as suas palavras” acompanhada por uma fotografia do meu olhar, uma vez que considero que o olhar, por vezes, é capaz de dizer muito mais do que as palavras que saem da boca das pessoas.
Reflexão Crítica
A realização do vídeo identitário foi, sem dúvida alguma, uma excelente experiência uma vez que me permitiu adquirir mais conhecimentos relativamente ao Movie Maker, programa utilizado para a execução deste vídeo, bem como à realização de um guião pois nunca tinha feito nenhum.
O facto de a duração permitida para o vídeo realizado ser de apenas um minuto acabou por se tornar num problema. No início, até fiquei contente por ser de apenas um minuto uma vez que não gosto muito de me expor, no entanto, após dar início à realização do vídeo verifiquei que um minuto não iria dar para me alargar muito na informação, assim sendo, foi necessário seleccionar o mais importante.
Ao seleccionar o mais importante para colocar no vídeo, surgiu a dúvida “mas afinal que irei pôr no vídeo?” uma vez que tinha que ter muito cuidado naquilo que publicava porque sabia perfeitamente que o vídeo iria acabar por parar à internet onde estaria ao alcance de qualquer pessoa. Outra dificuldade encontrada foi na realização do guião, uma vez que nunca tinha feito nenhum, no entanto, e com ajuda dos blogues dos anos anteriores, consegui acabar por o realizar.
Assim sendo, e para concluir, esta atividade, apesar de no início me ter preocupado um bocado, acabou por se tornar bastante produtiva e interessante uma vez que me permitiu adquirir mais conhecimentos que poderão ser úteis no futuro.
Rúben Caldas
Vídeo Identitário
Guião




Reflexão
O meu vídeo identitário tem como título “Baú de recordações – Um minuto sobre mim e tem como principal objetivo expor em 1 minuto um pouco mais sobre mim.
Nos aspetos positivos relacionados com a execução deste vídeo posso destacar a possibilidade de utilizar uma ferramenta que já tinha usado em outras ocasiões, contribuindo assim para a melhoria em futuros projetos em que possa utilizar a mesma.
Nos aspetos negativos posso destacar a dificuldade em escolher a banda sonora utilizar e os conteúdos. Outra dos aspetos negativos foi a restrição ao nível da duração máxima do vídeo, pois é muito difícil condensar a nossa vida em apenas 1 minuto. Por fim, o aspeto mais difícil foi a elaboração de um guião, tarefa que nunca tinha realizado. Na minha opinião, a execução de uma atividade deste género é importante pois permite-mos darmo-nos a conhecer aos outros e estimula a criatividade.
A execução deste vídeo foi um desafio interessante que penso ter ultrapassado de forma satisfatória.
Patrícia Ribeiro
Vídeo Identitário
Guião

Reflexão
Este vídeo fala um pouco daquilo que eu gosto e do que não gosto, como eu sou e o que é realmente importante para mim.
Foi um vídeo que de certa forma deu algum trabalho, começando pela dúvida do que iria fazer. Este foi o meu primeiro dilema.
Mas por fim decidi mostrar um bocado do que gosto e no fundo mostrar quem sou.
Outro aspeto menos bom foi o guião. Sendo a primeira vez que fiz um guião, relativo a um vídeo, foi para mim um pouco complicado. Não só pelo tempo despendido, mas também, como era uma coisa nova, não sabia como desenvolve-lo de forma correta. Porém, com a realização deste guião técnico, já fiquei a saber como se deve realizar correctamente um guião técnico, para futuras realizações de vídeos/filmes.
Um aspeto positivo, foi o facto de este trabalho me ter permitido uma maior exploração no programa de filmes como o Windows Movie Maker.
É óptimo para nós, vivendo num mundo tecnológico, conhecer e utilizar correctamente programas como este.
Contudo fiquei muito mais familiarizada com este tipo de programas e mais tarde, quando necessário, saberei utilizálo com sucesso e de forma correta.
Sara Silva
Vídeo Identitário
Guião






Argumento
No âmbito da Unidade Curricular Tecnologia e Comunicação Educacional II, foi-nos proposto, pela docente Lia Raquel Oliveira, realizarmos um vídeo identitário, onde mostrássemos um pouco de nós em apenas um minuto.
Para tal optei por iniciar o meu vídeo com o meu nome e data de nascimento e fotos de quando era criança, de seguida usei fotos mais recentes para me definir em algumas palavras, referi ainda aqueles que me são mais importantes usando fotos dos mesmos, a minha família, o meu namorado, as minhas amigas e o meu cão.
Para finalizar este vídeo realcei ainda aquilo que mais gosto de fazer usando fotos que identifiquem esses momentos, que são passear, o verão e estar com quem me faz sorrir.
Reflexão Crítica
Com a realização deste vídeo considero que, para além de aumentar e desenvolver as minhas capacidades de utilização do Movie Maker, foi importante também para me conseguir identificar uma vez que, como o tempo do vídeo era limitado a um minuto, tornou-se difícil selecionar quais as fotos a usar e quais os factos a referir.
Considero assim que a maior dificuldade que encontrei foi mesmo a de conseguir fazer com que o vídeo ocupasse apenas um minuto, e, para tal, tive de reduzir bastante o tempo de duração das fotos. Para além desta dificuldade também me surgiu outra com a realização do guião, como nunca tinha feito nenhum, não sabia como fazer então, no início, estava com alguns problemas, mas no final considero que a realização do guião foi bastante importante pois levou-nos a procurar dados, como as datas, locais das fotos e efeitos usados, coisa que se não fosse necessário o guião nós apenas íamos escolher as fotos, adicionar um efeito que ficasse bem e nem nos íamos preocupar em saber quando a foto foi tirada nem qual o nome do efeito usado.
Concluo assim que, esta atividade, foi bastante interessante uma vez que me fez adquirir conhecimentos e ganhar experiência tanto no programa Movie Maker como na elaboração de guiões.
コメント