top of page

ATIVIDADE 6- Visita De Estudo

  • GRUPO 1
  • 28 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

Vídeo da Visita De Estudo

Relatório da Visita

No âmbito da Unidade Curricular Tecnologia e Comunicação Educacional II e no seguimento das atividades propostas, tínhamos numa delas que realizar uma visita de estudo.

A nossa escolha recaiu sobre o Parque da Devesa, situado em Vila Nova de Famalicão. Sendo assim, o grupo 1 combinou previamente o dia e a hora da visita. Como quatro dos elementos do grupo não são de Vila Nova de Famalicão existiram apenas os custos do transporte.

Chegados a Famalicão, durante o percurso foram tiradas fotos que mostram alguns edifícios que têm alguma relevância, como a Igreja Matriz (esta igreja é mais conhecida por Igreja Matriz Velha, pois perto da Câmara Municipal existe uma outra, essa designada de Igreja Matriz Nova. Porém, nesta igreja ainda se realizam algumas cerimónias importantes, como por exemplo as procissões, sendo muitas vezes o ponto de partida) e a Fundação Cupertino de Miranda (esta fundação foi instituída por iniciativa de Arthur Cupertino de Miranda e sua esposa, que à mesma deixaram alguns dos seus bens pessoais. É uma instituição particular de solidariedade social, reconhecida de utilidade pública e sem quaisquer fins lucrativos, que prossegue objectivos de carácter cultural e social. Também funciona como uma biblioteca, onde se pode ir para estudar e consultar qualquer tipo de livros/documentos).

Seguidamente, demos início à nossa visita pelo parque.

O Parque da Devesa, com uma área de cerca de 27 hectares, estende-se paralelamente à Avenida General Humberto Delgado e Avenida do Brasil desde o Nó da A3, até Santiago de Antas, em Vila Nova de Famalicão.

Era originalmente, um terreno agrícola, há muito desactivado. O Rio Pelhe atravessa-o no sentido Norte-Sul. Sendo assim, foi neste espaço que se interveio, requalificando-o como espaço de lazer e integrador de várias estruturas existentes e de outras que entretanto foram construídas. Em relação ao núcleo rural, recuperaram-se as estruturas transformando-as em equipamentos culturais e de serviços.

Tirámos fotos aos lugares mais importantes do parque, como o Moinho, o Anfiteatro (onde se realizam diversas atividades), as árvores coloridas, as hortas, entre outros. Fizemos uma pequena paragem para lanchar e de seguida, continuamos a nossa visita pelo parque, registando tudo o que achávamos de interesse cultural e não só.

De salientar que no parque existe uma valência de serviços educativos, que achámos ser muito pertinente, até porque nós somos alunos de Educação. Deste modo, esta valência, designada Centro de Estudos e Atividades Ambientais – CEAB, permite de uma forma pedagógica e criativa, dinamizar acções de sensibilização e educação ambiental.

Finalizando, o grupo 1 escolheu este sítio para realizar a sua visita, primeiro porque é um sítio bastante calmo e agradável e segundo porque é uma forma de nos preocuparmos e valorizarmos os recursos naturais e o desenvolvimento sustentável, promovendo o respeito, a curiosidade e o conhecimento pela Natureza.


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
bottom of page